O Aikido

Aikido (em japonês: 合 気 道 )  é uma arte marcial japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba como uma síntese de seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. Aikido é frequentemente traduzido como “o caminho unificador (com) da energia da vida “, ou como “o Caminho de espírito harmonioso”. O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os praticantes possam usar para se defender e ao mesmo tempo proteger a seu atacante de uma lesão.

O Aikido é realizado pela mistura com o movimento do atacante e redirecionando a força do ataque, em vez de combatê-la de frente. Isso requer muito pouca força física, porque o aikidoka (praticante Aikido) leva o “momentum” do atacante utilizando o entrar e transformar dos movimentos. As técnicas são complementadas com várias projeções ou imobilizações comuns.

Aikido deriva, principalmente, da arte marcial de Daito-ryu Aiki-jujutsu, mas começou a divergir dela no final de 1920, em parte devido ao envolvimento de Ueshiba com a religião Omoto-kyo. Os primeiros documentos dos alunos de Ueshiba referem o termo Aiki Jujutsu.

Os estudantes de Ueshiba têm abordagens diferentes para o Aikido, dependendo parcialmente de quando estudaram com ele. Hoje o Aikido é encontrado em todo o mundo em uma série de estilos, com faixas amplas de interpretação e de ênfase. No entanto, eles partilham técnicas transmitidas por  Ueshiba e a maioria tem preocupação com o bem-estar do atacante.

Etimologia e filosofia básica

A palavra “Aikido” é formada por três kanji:
合 – ai – unindo, unificando, combinando, cabem
気 – ki – espírito, energia, clima, moral
道 – do – modo de caminho,
O termo “Aiki” não aparece habitualmente na língua japonesa fora do âmbito do “Budo”. Isso levou a muitas interpretações possíveis da palavra. 合 é usado principalmente em compostos para significar ‘combinar, unir, juntar, reunir “, sendo exemplos 合同 (combinado / unida), 合成 (composição), 结合 (unir / combinar / unir), 连 合 (união / aliança /associação ), 统 合 (combinar / unificar), e 合意 (acordo mútuo). Há uma ideia de reciprocidade, 知り合う (para conhecer um ao outro), 話し合い (conversa / discussão / negociação), e 待ち合わせる (atender com hora marcada).
気 é muitas vezes usado para expressar um sentimento, como em 気 が する (“eu sinto”, como em termos de pensamento, mas com menos raciocínio cognitivo), 気持ち (sentimento / sensação), 気 分 (humor / moral). Ele é usado para significar a energia ou força, como no 电 気 (electricidade) e 磁気 (magnetismo).
O Do termo também é encontrado em artes marciais como Judo e Kendo, e nas artes mais pacíficas, como caligrafia japonesa (Shodo), arranjos florais (Kado) e cerimónia do chá (Chado ou Sado).

Portanto, de um ponto de vista puramente linguístico, o Aikido é “Caminho da combinação de forças”. O Aiki refere-se ao princípio de artes marciais ou tática de mistura com os movimentos de um atacante para a finalidade de controlar suas ações com o mínimo esforço. Aiki baseia-se na compreensão do ritmo e da intenção do atacante para encontrar a posição ideal e tempo certo para a aplicação de uma técnica de contra-ataque. Sendo neste pormenor muito semelhante aos princípios expressos por Jigoro Kano, fundador do Judo.

História 

O Aikido foi criado por Morihei Ueshiba (植 芝 盛 平 Ueshiba Morihei, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril 1969)., Referido por alguns praticantes de Aikido como O’Sensei (“Grande Mestre”) [8] Ueshiba imaginou o Aikido não só como a síntese de seu treinamento marcial, mas como uma expressão de sua filosofia pessoal da paz universal e da reconciliação. Durante a vida de Ueshiba, e ainda hoje, o Aikido evoluiu a partir do Aiki que Ueshiba estudou numa grande variedade de expressões de artistas marciais de todo o mundo.

Desenvolvimento Inicial 

Morihiei Ueshiba desenvolveu o Aikido  durante o final da década 1920 e através da década de 1930, baseando-se na síntese das artes marciais tradicionais que ele tinha estudado. A principal arte marcial núcleo a partir da qual deriva o aikido é o Daito-ryu Aiki-jujutsu, que Ueshiba estudou diretamente com Sokaku Takeda. Além disso,Ueshiba é conhecido por ter estudado Tenjin Shin’yō-ryū com TozawaTokusaburo em Tóquio, em 1901, Gotōha Yagyū Shingan-ryu com Masakatsu Nakai em Sakai 1903-1908, e Judo com Kiyoichi Takagi (高木 喜 代 子 Takagi Kiyoichi, 1894 – 1972) em Tanabe, em 1911. A arte do Daito-ryu é a principal influência técnica sobre o Aikido. Juntamente com técnicas de mãos nuas, projeções e imobilizações, Ueshiba incorporou nestes movimentos treinos com armas, tais como a lança (yari), bastão curto (Jo), e talvez a baioneta (铳 剣 jūken?). No entanto, o Aikido deriva muito de sua estrutura técnica da arte da esgrima (kenjutsu). Ueshiba mudou-se para Hokkaido em 1912, e começou a estudar com Sokaku Takeda em 1915. Sua associação oficial com o Daito-ryu continuou até 1937. No entanto, durante a última parte desse período, Ueshiba já tinha começado a se distanciar de Takeda e o Daito-ryu. Naquela época Ueshiba estava se referindo à sua arte marcial como “Aiki Budo”. Não está claro exatamente quando Ueshiba começou a usar o nome “Aikido”, mas se tornou o nome oficial da arte em 1942.

Influências Religiosas 

Depois de deixar Hokkaido em 1919, Ueshiba  conheceu e foi profundamente influenciado por Onisaburo Deguchi, líder espiritual da religião Omoto-kyo em Ayabe. Uma das características principais da Omoto-kyo é a sua ênfase na realização da utopia durante a vida. Esta foi uma grande influência sobre a filosofia  de amor e compaixão das artes marciais de Ueshiba estendendo-se especialmente para aqueles que buscam prejudicar os outros. O Aikido demonstra essa filosofia na sua ênfase no domínio da sua arte marcial para que se possa receber um ataque e inofensivamente redirecioná-lo. Em uma resolução ideal, não só é o recetor que sai ileso, mas também o atacante.
Além do efeito sobre o seu crescimento espiritual, a conexão com Deguchi deu entrada a Ueshiba nos círculos da elite política e militar como um artista marcial. Como resultado dessa exposição, ele foi capaz de atrair não só apoio financeiro, mas também alunos de alto nível. Vários desses alunos fundaram seus próprios estilos de Aikido.